O prefeito em exercício Luiz Guglielmin e a Secretária de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio Michele Mendes estiveram presentes no início da colheita da oliva na propriedade de Marcelo Costi Pereira, localizada no Rincão de Lourdes, em Caçapava.

Texto: Luís Carlos Machado – Fotos: Catherine Vargas - Ass. Impr. Prefeitura de Caçapava do Sul
A propriedade tem plantada cerca de 6,5 hectares de oliveiras e conforme o proprietário, a produção deste ano deve ser a maior já registrada, chegando a 40milkg da fruta. Ainda, conforme Pereira, na safra são contratados 30 pessoas durante o período da colheita.
Caçapava do Sul é um dos polos de produção da fruta e está integrada ao Roteiro das Oliveiras.
Principais municípios produtores no RS
Canguçu, Pinheiro Machado, Encruzilhada do Sul, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Santana do Livramento, Bagé, Barra do Ribeiro, Sentinela do Sul.
Variedades mais cultivadas no estado: Arbequina, Koroneiki, Picual, Frantoio, Arbosana e Coratina.
Números do setor: O RS conta com 35 marcas registradas no estado e passou de 80 hectares em 2005 para 6.000 mil hectares em 2020;
O Ibraoliva estima que, até 2025, o Brasil atinja 20 mil hectares plantados. O Brasil produziu 240 mil litros de azeite extravirgem em 2019 – sendo 189 mil litros apenas no RS. Em 2019, a safra atingiu um volume recorde de 1,4 milhão de quilos de azeitonas.
Fonte: Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva)/ Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr)

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 09/02/2021