Secretaria da Agropecuária apresenta Projeto buscando o desenvolvimento das Agroindústrias de Produtos de Origem Animal

A equipe Secretaria de Município da Agropecuária, Indústria e Comércio – SEAGROPIC composta pela titular da pasta Michele Mendes e pelo médico Veterinários Marcelo Cunha participou da Assembléia Geral Ordinária do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí no último dia 21/01/2021 na cidade de Sobradinho/RS. Dentre os temas abordados estava a ampliação no Mercado de Produtos de Origem Animal (POA). O médico Veterinário Marcelo Cunha responsável pelo Departamento de Inspeção Municipal apresentou aos prefeitos pertencentes ao Consórcio o andamento dos trabalhos no Município.
Caçapava do Sul que pertence ao Consórcio do Vale do Jacuí está entre as cidades selecionadas no país no Projeto Piloto do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).
A seleção nacional recebeu a inscrição de 52 consórcios, onde 12 foram selecionados. No Estado do Rio Grande do Sul, além do Consórcio do Vale do Jacuí, somente o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) foi contemplado.
A programação foi voltada para apresentação do projeto e sua importância no desenvolvimento econômico dos municípios e no aperfeiçoamento das agroindústrias da região. O projeto tem como finalidade capacitar os técnicos para promover a qualidade sanitária dos produtos e alavancar a comercialização do comércio dos produtos agroindustriais de origem animal para todos os municípios do Consórcio Público, além de prepará-los para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA, com planos ao mercado nacional.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 26/01/2021