Caçapava do Sul foi representada no Festival dos Festivais, ENART 2021, pelo grupo de invernada do CTG Sentinela do Forte

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) realizou entre os dias 13 e 15 de novembro o Festival dos Festivais, em Santa Cruz do Sul. A mostra artística reuniu os melhores das últimas cinco edições do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), Festival Gaúcho de Danças (Fegadan) e Festival Gaúcho de Chula (Fegachula).
Todas as apresentações se concentraram no Ginásio Poliesportivo Arno João Frantz, dentro do Parque da Oktoberfest. As exibições dos grupos de danças foram intercaladas pelas performances dos chuleadores e pelos participantes das demais categorias: danças gaúchas de salão, gaita, violino ou rabeca, violão, viola, conjunto vocal, conjunto instrumental, intérprete, declamação, trovas, pajada, causo e concurso literário.
O CTG Sentinela do Forte, garantiu sua participação, porque nos últimos 3 anos, 2017, 2018 e 2019 chegou a finalíssima do Enart, ficando entre os melhores grupos do estado.
O Festival dos Festivais contou com a presença de público, com a participação de 2 mil pessoas, entre espectadores, integrantes de grupos das apresentações e trabalhadores.
Com a liberação das atividades, o CTG Sentinela do Forte, voltou a ensaiar no começo do mês de outubro, tendo apenas um mês e meio para trabalhar, a entidade se reestruturou para participar do festival dos festivais.
Edila Maria Henriques, coordenadora do grupo, frisa o quanto foi difícil juntar o pessoal depois de 1 ano e meio de pandemia, resgatar o grupo novamente para levar para o Festival. “Ser o dançarino, é dedicar sua vida em prol do grupo e para mim como coordenadora, foi extremamente gratificante e emocionante ver nossos dançarinos, novamente, dançando no palco Força A. Lá estávamos nós, juntos, fazendo o que mais amamos.”
O CTG convida novos dançarinos para se juntar às invernadas do CTG Sentinela do Forte, que já estão retomando as atividades, em todas as categorias.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 22/11/2021