Secultur apresenta projetos de Patrimônio ao Estado

Projeto de recuperação do Cine Rodeio, nas Minas do Camaquã, e do Museu a Céu aberto no Forte D. Pedro II foram entregues à Secretaria Estadual
Por William Brasil
O Secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, acompanhado de seu adjunto, Erni Rocha, do Produtor Cultural Ignácio Lemos, e do coordenador de comunicação, William Brasil, participaram de uma reunião na Secretaria de Cultura do Estado (SEDAC) ontem (29) para apresentarem projetos que estão sendo desenvolvidos de cultura, turismo e Patrimônio em Caçapava do Sul.
O primeiro projeto apresentado foi da recuperação do Cine Rodeio (Minas do Camaquã), um prédio-antigo, estilo velho Oeste, construído nos tempos áureos da Companhia Brasileira do Cobre-CBC, pelo magnata da Mineração Baby Pignatary e que foi palco de diversas festas e eventos.
“O Cine Rodeio faz parte da história de Caçapava, é um patrimônio que deve ser preservado, e que desde que a CBC encerrou suas atividades, vem sofrendo avarias com o tempo. É um sonho de toda a cidade recuperar, e nosso intuito é aproveitar que o Estado tem aberto editais para Patrimônio e Cultura, com recursos, e tentar conseguir recuperar nossa história”, disse Stener Camargo. “Também buscamos, via empresas que invistam em cultura e turismo, recursos para realizar essas ações”, completou Ignácio que tem vários projetos aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Eles entregaram um relatório fotográfico à Secretária, Beatriz Araujo.
O Adido Cultural do Estado, César Oliveira, lembrou que já fez apresentações no Cine Rodeio, e parabenizou Caçapava pelos projetos que vem sendo apresentados de recuperação do Patrimônio e história.
A prefeitura buscará Projeto Arquitetônico de Restauro, para recuperação do Cine Rodeio, onde tem a proposição de se fazer no local um museu da Mineração e tem como objetivo resgatar o turismo-histórico nas Minas do Camaquã. Nesta quinta-feira, dia 30, ocorreu reunião com o Prefeito Giovani Amestoy (que já estava a par do projeto apresentado) para discutir a elaboração do projeto arquitetônico do cine Rodeio. Na ocasião, Ignácio entregou ao Prefeito e Secretário o convite para a feira virtual do Livro, elaborado pela sua Produtora, que ocorrerá em novembro.
Projeto do Museu a Céu Aberto no Forte D. Pedro II
O outro projeto que foi entregue é do Museu a Céu Aberto no Forte D. Pedro II, que foi elaborado pelo historiador Juliano Torres e por equipe de arquitetura do Geoparque Caçapava Aspirante Unesco e que solicita o retorno dos canhões ingleses que pertencem a Caçapava e que estão de posse do Museu Júlio de Castilhos.
O projeto, contempla além de paisagismo no entorno para a repatriação dos canhões, placas de informações turísticas sobre Caçapava do Sul.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 30/09/2021