Em busca de um número maior de doses de vacina contra o Covid-19 para o Município de Caçapava do Sul, a Secretária de Saúde, Inês Salles, a Secretária Geral, Cássia Freitas, e seu adjunto, Patrick Paz (representando a Vigilância Sanitária) estiveram reunidos na 8ª Coordenadoria de Saúde em Cachoeira do Sul, na manhã desta terça-feira, 22 de junho, na sede da R27.
O argumento das representantes de Caçapava do Sul é de que o município tem uma população com número de pessoas idosas mais alto que de outras cidades que compõe a coordenadoria, conforme As Estimativas Populacionais DEE / SEPLAG-RS, Caçapava do Sul é o 2ª maior município do Estado com maior percentual de idosos, sendo 22,42% da população, em torno de 7.581 idosos acima de 60 anos, o que requer uma avaliação mais específica e pontual por parte da Coordenadoria no envio de remessas de vacinas ao município.
“Caçapava do Sul deveria receber um número mais elevado de doses para cobrir este percentual tão alto de idosos que precisam ser imunizados para que consigamos avançar mais na imunização sem comorbidades seguindo, como fazemos desde o início da vacinação, o Plano Nacional de Imunização”, relatou a Secretária de Saúde. Esse quantitativo de idosos faz com que o município demore mais nos grupos de idade sem comorbidades, em relação a outros municípios com menores números de idosos, justificou o pedido.
A Secretárias informaram ainda que o município é o único da Região R27, além da sede Cachoeira, a criarem e disponibilizarem à população um Centro de Atendimento para Covid-19, e que a r27 deve pressionar o Governo do Estado, assim como já sugerido pelo prefeito Giovani Amestoy em reunião online da R27 com a Secretaria de Saúde do Estado na semana passada para que haja também mais aumento de leitos, uma vez que cachoeira tem somente 20 leitos de UTI para atender 12 municípios. Elas, por fim solicitaram ainda mais apoio financeiro do Estado para auxiliar hospitais como Dr Victor Lang na ampliação de leitos para atendimento, frisando que o Município, além de pagar o contrato mensal, de mais de R$ 300 mil ao Hospital, tem auxiliado com custeio extra durante a pandemia para atendimento dos pacientes e sem suporte do Estado.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 22/06/2021