Na ocasião foi feita a comunicação de liberação de recursos do Governo Federal para região e foi feita a publicação no Diário Oficial, o Reconhecimento Federal do Decreto de Emergência de Caçapava do Sul

O Vice prefeito de Caçapava do Sul, Luiz Guglielmin, acompanhado da Secretária de Agropecuária, Indústria e Comércio Michele Mendes e do Secretário Geral Adjunto Patrick Paz acompanharam a visita de Ministros no assentamento Copaul,em Hulha Negra, nesta quinta-feira, 23 de fevereiro. Na ocasião também estavam presentes o assessor parlamentar Giordano Borba e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caçapava do Sul, Lasier Garcia.

No mesmo dia foi publicado no Diário Oficial da União o Reconhecimento Federal Decreto de Emergência de Caçapava do Sul através da Portaria número 819/2023.

A comitiva com os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; e do secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; além do indicado à Presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e representantes federais, estaduais e regionais, visitou a Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Assentamento Copaul, em Hulha Negra, um dos municípios gaúchos mais prejudicados pela seca.

Na oportunidade, foram declaradas medidas do Governo Federal para enfrentamento a essa situação e divulgado o repasse de R$ 430 milhões para ações de mitigação dos efeitos da estiagem, já autorizado pelo Governo Federal.

A equipe visitou a propriedade do produtor rural Sirinei dos Santos, que detalhou a crise que o município vem sofrendo, e a Emater/RS-Ascar foi citada pelos ministros para auxiliar na Assistência Técnica nos projetos que serão implementados com os recursos fornecidos pelo Governo Federal. Entre os trabalhos estão a reservação de água na propriedade e a recuperação de nascentes.

Durante a cerimônia, formam sugeridas medidas que podem ser direcionadas e/ou readequadas aos pequenos produtores, como aceleração da implementação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e a construção de Estação de Tratamento de Água (ETA) e de açudes para o abastecimento da cidade e de propriedades rurais.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que também esteve presente no local, explicou que, apesar da região precisar de recursos hídricos, a segurança vai além do dinheiro. Para a estruturação de um açude, por exemplo, “tem que atender normas ambientais, pois afeta o ecossistema existente e isso exige análise. Tudo tem que ser feito com respeito ao meio ambiente”, ressaltou Leite, ao afirmar que “farei o possível, juntamente com os representantes do Estado, para aprofundar a interlocução com o Governo Federal e poder, a partir do já está anunciado, desenvolver planos de ação”.

Data de publicação: 23/02/2023