Reunião com vereadora e chefe da Vigilância Sanitária aborda causa animal e laudo de casos de envenenamento ocorridos

por William Brasil
O Prefeito Giovani Amestoy (PDT) e a vereadora Mirella Fernandes Biacchi (PDT) se reuniram com o Coordenador da Vigilância Sanitária de Caçapava do Sul, Júlio Forgiarini Dias, para tratar da pauta animal no município.
Na ocasião, o Prefeito falou das ações de mutirões de castração que vem sendo feito no Canil Municipal, onde o Prefeito esteve na última semana para vistorias, da preparação do cronograma de castração e de ações de combate aos maus-tratos.
Casos de Envenenamento
A vereadora Mirella também apresentou os laudos técnicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Patologia Veterinária, referente aos casos de envenenamentos de animais ocorridos semana passada em caçapava do Sul.
De acordo com o Laudo da UFSM, foi comprovado o uso da substância (Chumbinho) veneno aldicarb propionaldeído, responsável pelas mortes dos animais, cuja venda é ilegal. Na ocasião, a vereadora registrou um Boletim de Ocorrência.
De acordo com a Prefeitura, a Vigilância Sanitária vai atuar mais efetivamente no comércio, instruindo sobre a ilegalidade de venda deste produto e auxiliar as forças de segurança na fiscalização e investigação, uma vez que o envenenamento de animais é crime conforme Lei Municipal. E que, estas ações servem para identificar comércios que vendem o produto de forma ilegal e responsabilizar quem ceifa a vida de animais.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 28/09/2021