Secretaria de Meio Ambiente de Cachoeira do Sul busca em Caçapava exemplo de sucesso em ações de parceria com Ong Animal.

Os servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Cachoeira do Sul, o Secretário da pasta, Geraldo Reck Fogliarini, o médico veterinário Pedro Schlabitz e a coordenadora de Educação Ambiental, Talita Silva, se reuniram com o Prefeito Giovani Amestoy, o chefe da Vigilância Sanitária de Caçapava do Sul, Luiz Ilha e a Secretária adjunta de Saúde, Aline Medeiros, para buscarem informações no município sobre as ações voltadas à causa animal, que tem ganhado destaque regional em parceria com a ONG Caçapavana Clube do Cão.
De acordo com o Secretário de Cachoeira, o município vizinho construiu em 2014 um espaço de acolhimento dos animais abandonados em situação de rua para tratamento e eles querem transformar o local, que tem mais de 200 animais, num Centro de Bem Estar Animal, com campanhas mensais de castração e estão em busca de recursos para adquirirem também um castramóvel, semelhante aos projetos que já são desenvolvidos em Caçapava e que tornaram-se referência regional.
O médico-veterinário parabenizou ainda o município pelos mutirões de castrações que ocorrem, comparando a necessidade de avanço dessas políticas no município vizinho, lembrando que Cachoeira castra em média 15 animais mês, enquanto Caçapava Castra 50 animais mês.
“Queremos conhecer a realidade e montar um projeto igual ao de Caçapava, pois vimos que trata-se de políticas públicas de saúde avançadas em nossa região. Também conseguimos recursos de R$100 mil reais com o Deputado Gabriel Souza e queremos reforçar parcerias com as ONGs para copiar o exemplo de que é feito aqui”, conclui o secretário de Cachoeira.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 01/04/2021