Com o aumento dos casos de Sífilis no município, a Secretaria Municipal da Saúde alerta a população sobre os sinais e sintomas da doença.

Sabemos que a Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível e que a transmissão se dá através de relações sexuais desprotegidas ou de mãe para filho durante a gestação ou parto.
Os sinais e sintomas variam de acordo com o estágio da doença:
SÍFILIS PRIMÁRIA: ferida, geralmente única, nos órgãos genitais. Geralmente não dói, não coça, não arde e não tem pus, essa ferida desaparece sozinha, sem tratamento.
SÍFILIS SECUNDÁRIA: podem surgir manchas no corpo, incluindo palmas das mãos e planta dos pés. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça, ínguas pelo corpo. As manchas desaparecem independente de tratamento, trazendo a falsa impressão de cura.
SÍFILIS TERCIARIA: costuma apresentar sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.
Uma pessoa pode ter sífilis e não saber. Por isso é importante se proteger, fazer o teste e, se a infecção for detectada, tratar de maneira correta.

Data de publicação: 18/05/2023

Créditos: Secretaria de Saúde