A Corsan informou a Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul desde a segunda-feira 17/04 iniciou a captação de água bruta das caieiras através de caminhões pipa, a fim de manter o abastecimento de cerca de 5 mil metros cúbicos diários regularmente em toda a cidade.

Somente no interior do município, a Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio, de 04 de março a 03 de abril, entregou 573.700 mil litros.

Conforme o gestor da unidade local da Corsan, Ary Sá Figueiredo, o nível muito baixo da barragem da Fonte do Mato, inviabiliza a captação naquele que é o reservatório que abastece a cidade. Figueiredo disse ainda que Caçapava do Sul somente teve água no reservatório até este momento em razão da medida tomada pela Corsan em 2020 quando foram investidos R$1 milhão para desassoreamento e limpeza geral da barragem da Fonte do Mato, aumentando em mais 3 metros de profundidade o nível de capacidade de captação de água.

Ele salienta que há necessidade de se economizar água neste momento, evitando deixar a torneira aberta ao lavar rosto e escovar os dentes e desligando o chuveiro ao se ensaboar. Essas são algumas da medidas necessárias para que a falta de água devido à estiagem não se prolongue, bem como colocar o máximo de roupa possível na máquina ao lavar e reutilizar a água dela para limpeza de casa. Lavar calçadas, quintais e carros com água potável são ações que não devem ser feitas neste momento de crise principalmente, avisou Ary.

Como medida emergencial, a Corsan está investindo R$1 milhão para desassoreamento e limpeza geral da barragem da Fonte do Mato, aumentando em mais 3 metros de profundidade o nível de capacidade de captação de água dela, enquanto usa emergencialmente a barragem do Salso, e para que consiga manter o nível de abastecimento diário de 5 mil metros cúbicos usados pelos caçapavanos. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agropecuária Indústria e Comércio, tem auxiliado a transportar água para interior e regiões mais afastadas, além de auxiliar na construção de novo poços para armazenamento de água.

Fonte: A.I. Prefeitura de Caçapava do Sul

Data de publicação: 18/04/2023