Caçapava solicita atenção do Estado para transferência de pacientes de alta complexidade e devido morosidade em filas de espera da saúde

A Secretária de Saúde Inês Salles, acompanhada da Direção do Hospital de Caridade Dr. Victor Lang (HCVL) de Caçapava do Sul se reuniram na última quinta-feira, dia 09, em Encruzilhada do Sul, com a Secretária de Estado de Saúde, Arita Bergman.

Eles aproveitaram uma agenda na região com a presença da Secretária e do Governador, Eduardo Leite, e entregaram um ofício à Secretária solicitando a solução dos problemas encontrados entre o Hospital e a Regulação do Estado, que é a responsável por autorizar a transferência de pacientes de alta complexidade (casos mais graves) e que dão entrada no Pronto Atendimento do Município de Caçapava do Sul, e também regulados pelo hospital, pacientes internados que necessitam de transferência ou de exames maior complexidade, que não encontram vagas.

“Foi entregue ofício diretamente à secretária Arita, assim como já oficiamos a nossa 8ª Coordenadoria de Saúde. Desde o final de Dezembro o médico plantonista responsável pelo P.A tem encontrado dificuldade em transferir o paciente. Nós temos como referência, por exemplo, o Hospital de Canoas, mas, nas últimas tentativas de transferência, tivemos uma morosidade grande, e a negativa dos leitos, o que pode ser prejudicial aos pacientes que aguardam a transferência. Precisamos de mais agilidade, pois tratam-se de vidas”, disse Inês.

A administradora do HCVL Maria Helena Amado e o presidente Florenço Monego, juntamente com Celso Teixeira, administrador do Hospital Santa Bárbara, que é nossa referência em traumatologia de média complexidade, participaram da reunião breve e entrega do ofício.

Data de publicação: 13/02/2023

Compartilhe!