💊 Secretaria de Saúde lança campanha de combate a sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
O sintoma inicial é o aparecimento de uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. Logo após, os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.
A prevenção é feita pelo uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina e para comprovação da doença é necessária a testagem e acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal que contribui para o controle da sífilis congênita.
📌 Veja um levantamento anual dos casos em Caçapava do Sul (incluindo de gestantes):
2018- 46 casos notificados
2019- 42 casos notificados
2020- 34 casos notificados
2021- 41 casos notificados
2022- 85 casos notificados
Lembrando que muitos casos não são testados, então é de extrema importância que seja feita a testagem. O teste é realizado por profissionais de saúde e o resultado é disponibilizado em até 30 minutos. É simples, rápido, gratuito e seguro.
Procure sua unidade de saúde e realize sua testagem!

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 07/02/2023