30 de junho: limite para o jovem que completa 18 anos se aliste e esteja em dia com o serviço militar

A inscrição sempre deverá ser feita do dia 1 de janeiro até o último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completará a maioridade. O dia 30 de junho é o prazo limite para que todo cidadão do sexo masculino, no ano em que completa 18 anos, se aliste e fique em dia com o serviço militar. É por meio do serviço militar que todo cidadão brasileiro aprende a defender a Pátria, trabalhando, durante quase um ano, dentro de uma Organização Militar da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica. Atualmente, o alistamento pode ser realizado pela internet, por meio do endereço eletrônico https://alistamento.eb.mil.br/, e, presencialmente, na Junta de Serviço Militar. Quais documentos preciso levar à Junta Militar ? Para realizar seu alistamento você deve comparecer a Junta Militar com alguns documentos listados abaixo. RG (Caso não tenha o RG você pode levar: carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte ou carteira de identificação funcional ou Certidão de Nascimento ) Comprovante de Residência CPF Endereço Junta Militar: Rua Xv de Novembro, 867 Secretaria de agropecuária, Indústria e Comércio. Telefone:(55) 3281-1040 O que acontece se eu não me alistar na Junta Militar? O cidadão quando não se alista dentro do prazo deve pagar uma multa para regularizar sua situação militar, ou, caso não o faça, estará impedido de acessar determinados serviços públicos, entre os quais: obter a carteira profissional para ingresso como funcionário, empregado ou associado em instituição regular; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter passaporte e/ou renová-lo; e inscrever-se em concurso para provimento de cargo público ou assumir cargo público.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 13/06/2022