Dia 1 de dezembro é o DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS, por isso o mês de dezembro é chamado de dezembro vermelho.

Durante este mês são realizadas ações de prevenção ao HIV e demais ISTs ( infecções sexualmente transmissíveis), diagnóstico precoce, a fim de identificar a doença e iniciar o tratamento o mais cedo possível.
Neste sentido a Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza, nas unidades de saúde ( Policlínica e ESFs) a oferta de testagem rápida de HIV/AIDS e Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, de acordo com o cronograma a baixo:
Policlínica: todas as quintas-feiras de manhã
ESF 1: segundas e sextas-feiras de manhã
ESF 2: terças-feiras de tarde
ESF 3: quartas-feiras de manhã
ESF 4: segunda-feira de manhã
ESF 5: quartas de tarde e quintas-feiras de manhã
Lembrando que para a realização dos testes rápidos não precisa de prescrição médica, nem estar em jejum.
O uso de preservativo nas relações sexuais e a testagem rápida após exposição são os principais aliados na luta contra a AIDS e outras ISTs!!

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 01/12/2021