Secretaria de Saúde Retoma Ações da Rede de Enfrentamento às Violências

A Secretaria Municipal da Saúde, através do setor da Vigilância das Violências, retomou neste dia 24 de setembro as ações do Grupo Técnico Intersetorial de Enfrentamento às Violências, as quais estavam suspensas desde o início da pandemia.
A violência está muito presente no nosso cotidiano, seja ela na forma de violência doméstica, negligência, abuso sexual, violência autoprovocada, entre outras. Neste sentido, é de extrema importância o município contar com uma rede de apoio e enfrentamento às Violências.
Todas as "pontas" desta rede se fortalecem e complementam-se uns aos outros, desde os serviços de saúde que atendem as vítimas, ou suspeitam dos casos e fazem a notificação, como a Secretaria de Educação, através do olhar atento dos professores nas escolas que percebem algum sinal de violência e fazem o encaminhamento do caso, bem como os serviços de proteção às vítimas e suas famílias: Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, MP, CAPS, Assistência Social.
As ações da rede de proteção não pararam durante a pandemia, porém observou-se uma queda no número de notificações que chegaram até a Secretaria da Saúde no ano de 2020 e 2021 em relação aos anos anteriores.
É importante retomarmos as reuniões do grupo, pois nele discutimos intersetorialmente os casos com maior necessidades, sempre buscando minimizar os danos causados às vítimas de violências.
As coordenadoras do setor são: Enf. Pryscila Machado e Enf. Andréia Loreto

Fonte: Imprensa Municipal