Associação de catadores Recicla Pampa deverá receber caminhão para coleta seletiva

O Prefeito Giovani Amestoy recebeu em seu gabinete na última semana representantes da Cooperativa de Reciclagem Recicla Pampa, acompanhados da direção da Universidade Federal do Pampa (campus Caçapava do Sul), de assessores dos Deputados Paulo Pimenta e Luiz Fernando Mainardi e do Vereador Boca Torres (PT) e do Coordenador Regional do Partido dos Trabalhadores, Giordano Borba.

A reunião foi para discutir mais uma parceria entre os representados, junto ao Executivo, à Associação de Catadores Recicla Pampa, para a compra de um caminhão de coleta seletiva de reciclados com emenda que deve ser destinada pelos Deputados Pimenta e Mainardi, no valor de R$250 mil, através do vereador Boca Torres, com suplementação da Prefeitura Municipal.

A coordenadora geral da Recicla Pampa, dona Eva Hemam, agradeceu a Unipampa, Deputados, vereador e Prefeito, por mais este auxílio, e lembrou que a Associação vem se consolidando no município e gerando renda às famílias de catadores de reciclados, além de contribuir para uma cidade mais limpa e conectada a natureza.

A Recicla Pampa foi fundada em 2017, regularizando dezenas de famílias de catadores de reciclados, através do projeto de Extensão Coleta Seletiva Solidária, da Unipampa (supervisionado por Rafaela Rios e Juliana Young), com ajuda da Prefeitura (através do Engenheiro Ambiental e Sanitarista, então assessor superior, Stener Camargo, atual Secretário de Cultura e Turismo) .

A Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, desde 2020, através da Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio (Seagropic), aprovou no Conselho de Desenvolvimento e Comércio (Codesc), o repasse de R$24 mil reais, sendo repassado 2 mil ao mês, para pagamento do aluguel da Associação contribuindo para o crescimento e fortalecimento do setor no município, e para a geração de emprego e renda.

De acordo com o Prefeito Giovani Amestoy,também foi criado pela atual gestão o Programa Municipal de Apoio aos Catadores, através do Gabinete e da Secretaria de Assistência Social, onde todos os Catadores cadastrados recebem uma cesta básica de auxílio mensal.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 21/09/2021