Plantio de árvores frutíferas e nativas pela cidade

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A escolha da data tem a ver com o início da primavera, e reforça a importância das plantas em nosso cotidiano e estimula o plantio.

A Prefeitura de Caçapava do Sul, por meio da Secretaria de Obras, vem realizando o plantio de mudas de árvores frutíferas e nativas, em diversos locais da cidade.

Com a coordenação da equipe da limpeza urbana, os plantios estão sendo efetuados na pracinha da Vovó Dilma, no entorno do Blindado M-41, na região do Forte Dom Pedro II, na Fonte do Mato, pracinha no final da rua Benjamin Constant e no canteiro central da av. Coronel Coriolano Castro (fotos).

Dentre as variedades que estão sendo plantadas, destacam-se: mudas da Pitangueira, Ipê roxo e amarelo, Ingá, Jacarandá, Caroba, Canafístula, Guabiroba e Araçá.

Aproveitamos para destacar, seis motivos determinantes para plantar uma árvore:

Sombra
Nada melhor que descansar sob a sombra de uma árvore, não é mesmo? Há diversas opções para aproveitar, seja estender uma rede ou fazer um piquenique.

Frutos
Ter uma árvore frutífera é ter a garantia de um produto saudável e fresquinho. As crianças de gerações mais antigas subiam nelas para se deliciarem com frutos. Hoje, é cada dia mais difícil nas cidades viver essa experiência.

Flores
Mesmo quando a árvore não dá frutos, ela pode dar lindas flores, como o caso do ipê. Eles enfeitam o Brasil inteiro em diversas cores como rosa, amarelo, branco e roxo.

Fauna
Quem planta uma árvore também atrai os animais para mais perto. São pássaros, borboletas…
É uma forma de se aproximar da natureza.

Qualidade do ar
As plantas respiram retirando gás carbônico da atmosfera, contribuindo também para melhorar a qualidade do ar.
Por isso, em áreas arborizadas temos a sensação de respirar melhor.

Imagina um futuro sem árvores? Impossível não é mesmo? Plantar uma árvore hoje garante que as próximas gerações sobrevivam.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 17/09/2021