Tenda de Covid-19 terá alteração de horário a partir de 1º de agosto

Por William Brasil
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caçapava do Sul informa que a Tenda Municipal de Atendimento a Covid-19 passará a atender com novo horário a partir de agosto. Na reunião especial com o Comitê Municipal de Covid-19, ontem (30), foram apresentados os dados da queda dos números, que justifica a mudança de horário.
De acordo com a Secretária, Ines Salles, a Tenda, que é uma das únicas da região R27 (somente Cachoeira e Caçapava do Sul têm tendas exclusivas oferecidas pelos municípios para covid-19) passará a atender a partir de 1° de agosto, das 9h até às 18h, com equipe completa (médico, enfermeiro e técnico), inclusive aos finais de semana.
A retirada do turno da noite se deu devido a baixa procura, por conta da redução do número de casos de covid no município, cujo atendimento reduziu em mais de 1000, saindo de 1810 em junho para 677 em julho. O Boletim também registrou queda expressiva no número de monitorados, que era em junho de mais de 400 para menos de 100 casos neste mês de julho. Isso se deu por conta também do aumento da população vacinada, cuja previsão de vacinar com 1ª dose a população vacinável (18 anos e mais sem comorbidades) deve ocorrer até 7 de setembro.
Assim como vem ocorrendo nos municípios que tem tendas e hospitais exclusivos para atendimento Covid-19 - como Santa Maria, que anunciou ontem o fechamento da ala exclusiva de Covid-19 devido a baixa nos casos, e a Unimed, em Porto Alegre, que anunciou o fechamento da Tenda montada há 5 meses no estacionamento da AMRIGS-, Caçapava reduzirá o atendimento e,. futuramente, com o fim da pandemia e controle dos casos, fechar o local e retornar o atendimento sendo realizados no P.A e ESFs.
A redução de horário ajudará também na redução de custos expressivos ao município, uma vez que o Governo Federal decretou em 15 de Julho no Diário oficial que o país não encontra-se mais em situação de Calamidade Pública em Saúde e que não haverá mais repasse extra à saúde para cobrir gastos da Pandemia com a queda nos números do covid em todo o Brasil.
A Saúde Municipal informou ainda que a medida é para que seja descentralizado o atendimento na Tenda, e que as pessoas possam, com mais redução ainda dos casos, voltarem a procurar as ESFs quando do fechamento da Tenda e para a retomada de outros procedimentos como cirurgias eletivas, que não estavam ocorrendo desde março de 2020, quando iniciou a pandemia no Brasil.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 02/08/2021