Neste 13 de Maio, Dia da Assinatura da Lei da Abolição da Escravatura, temos muito que discutir:

Neste 13 de Maio, Dia da assinatura da Lei da Abolição da Escravatura, temos muito que discutir. Desde 2017 o município de Caçapava do Sul vem conseguindo avanços significativos de políticas públicas voltadas para a promoção de igualdade racial e combate ao racismo. Estas conquistas e avanços serão palco de discussão neste mês de Consciência Negra pela passagem do 13 de maio, lembrando que 20% da população caçapavana é autodeclarada negra, de acordo com o senso do IBGE de 2010, número superior, inclusive, a população negra do Estado (18%) declarada no mesmo senso.
Uma série de debates serão promovidos pela Coordenadoria Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Compir) com os municípios da região que não têm Coordenadorias voltadas à Promoção de Igualdade, e presença da Coordenadoria Geral de Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Além do Compir, serão apresentados avanços de políticas públicas, como a criação da Coordenadoria em 2018, a Lei de Cotas em 2019, a criação do Conselho, além da adesão, neste ano de 2021, ao Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (Sinapir), sendo apenas 9 municípios do Estado Cadastrados para receber recursos de promoção de igualdade, dentre eles Caçapava do Sul, referência regional no assunto.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 13/05/2021