Direção da Unipampa Caçapava se reúne com Prefeito para fomentar projetos de desenvolvimento.

O Diretor da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, Professor José Rojas, acompanhado do professor Felipe Guadagnin, se reuniram com o Prefeito Giovani Amestoy na manhã desta quinta-feira, dia 1º, na Prefeitura, para tratarem de pautas e parcerias entre a instituição e o município. A Secretária Geral, Cássia Freitas, engenheira formada na Unipampa, acompanhou a reunião.
Na ocasião, eles agradeceram a parceria da Prefeitura em projetos desenvolvidos em comum, como o projeto liderado por Guadagnin, em parceria com a UFSM e Unipampa, para transformar o município em Geoparque reconhecido pela Unesco; o projeto e transformar as ruínas do Clube Recreativo em um Centro Interpretativo e de Visitantes; além de outros que estão em tratativas com a universidade para que se use o capital humano e intelectual e seja desenvolvido mais projetos para desenvolvimento do município.
“Uma das propostas que temos é de atuarmos dentro do nosso nicho, engenharia, geofísica, licenciatura, mineração, para auxiliar no desenvolvimento de Caçapava, Um exemplo, seria que nossos alunos, em conjunto dos professores, desenvolvessem um mapeamento geotécnico das áreas de riscos; outro de geodiversidade para manutenção e reparo das estrados (que sabemos da dificuldade devido erosão do nosso solo e a porosidade dele), mapeamento de poços subterrâneos de água, identificação da qualidade da água, projetos que a universidade pode desenvolver com a extensão, transformando todo o município numa grande sala de aula”, frisou Rojas.
O prefeito frisou projetos já desenvolvidos em conjunto, como o GeoDIA; a do Projeto de Conservação da Cascata do Salso; de abertura do Centro de Informação Turística com o auxílio de estudantes como guias e apresentando a geodiversidade, entre outros e reforçou o interesse na parceria e de mais projetos para fomentar o desenvolvimento local.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 01/04/2021