Após a formação oficial de uma força tarefa da Prefeitura para fiscalizar e avaliar todos os estabelecimentos do município do gênero de casa de shows, clubes, boates, bailões, igrejas, salões de reuniões, restaurantes, pizzarias e locais que recebam  aglomerações de pessoas, as primeiras ações por parte dos órgãos fiscalizadores das Secretarias de Saúde, Planejamento e Fazenda  já foram tomadas, como notificação e fechamento de estabelecimentos.

De sexta-feira, dia 08, até esta quarta-feira, dia 13, vários locais foram vistoriados, onde um Clube foi notificado para não realizar qualquer evento que tivesse aglomerações antes de estabelecer um plano de prevenção de  incêndios, mas antes desta notificação o próprio Clube havia se pronunciado informando que iria providenciar este plano com a contratação de um técnico para avaliar o local.

Em outra fiscalização, a vigilância sanitária do município fechou um estabelecimento, localizado na rua sete de setembro, por falta de alvará sanitário no local. Já os bombeiros interditaram nesta quinta-feira, dia 14, outro local, que estava fora das normas. Os funcionários estiveram ainda em outros estabelecimentos, que estão regulares ou foi dado prazo para se adequarem.

Já na quinta-feira, uma reunião foi realizada com a presença do Prefeito Otomar Vivian, os Secretários envolvidos na fiscalização, Rosane Abdala, Saúde, Fábio Oliveira, Planejamento, Lucio Moreira, Industria e Comercio e Flavio Barreiro, Fazenda, além do Procurador Geral do Município, Luciano Machado, para avaliar o andamento da fiscalização. Estava também presente na reunião o representante do Corpo de Bombeiros, Sargento Stok e da Brigada Militar, o Sargento André Pimentel. A principal pauta do encontro foi mobilizar a força tarefa para fazer as vistorias em conjunto.

Segundo o Sargento Stok, as vistorias irão continuar e pela sua avaliação previa a maioria dos estabelecimentos terão que se adequar as normas, principalmente quanto a prevenção de incêndios, que envolve um plano completo e um treinamento das pessoas que trabalham nos estabelecimento. Stok informou ainda, que algumas casas já foram interditadas e outras também serão.

O Prefeito explanou que em parceria com os Bombeiros irá organizar em Caçapava um treinamento coletivo para todos os estabelecimentos, onde a Prefeitura dará todo o suporte e os bombeiros disponibilizarão instrutores para esses cursos, que tem duração de 10 horas/aulas. Todos os estabelecimentos, desde pequenos comércios a grandes casas terão que fazer este treinamento para serem liberados pelos bombeiros.

A data deste treinamento ainda não foi definida mas tudo indica que será no final deste mês ou inicio de março. Assim que a data for escolhida a Prefeitura fará uma ampla campanha de divulgação.

O Presidente da Comissão de fiscalização, o Secretário de Planejamento, Fábio Oliveira, informou que as avaliações seguirão no decorrer da semana e até quando for necessário, mas em conjunto também com os bombeiros. “ Todos os setores de fiscalização da Prefeitura e os bombeiros irão intensificar cada vez mais a fiscalização, que irá continuar por que falta ainda muitos lugares para serem vistoriados, inclusive os que já receberam a visita da Prefeitura, voltaram a serem fiscalizados”, disse Fábio.

Data de publicação: 14/02/2013