Foi lançada nesta quarta-feira (13), em Caçapava do Sul a tradicional Campanha da Fraternidade, que neste ano traz como tema “Fraternidade e Juventude”. O lançamento aconteceu em uma missa na Igreja Matriz, comandada pelo Padre Rudinei Lach e pelo Padre Matheus Venturini.

Segundo o padre Rudinei , a Igreja Católica definiu o tema deste ano como um chamado aos jovens. “ Temos que dar aos jovens a possibilidade de evangelizar de acordo com o dinamismo que existe hoje no mundo deles, como as ferramentas de comunicação”, disse o padre.

A Campanha da Fraternidade, que está na sua 50ª edição, é realizada todos os anos e seu principal objetivo é despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções. A Campanha da Fraternidade tem como objetivo acolher os jovens e oferecer caminhos para sua participação efetiva na comunidade da Igreja Católica e na construção de uma sociedade mais fraterna, fundamentada na cultura da vida, Justiça e paz.

A campanha, que acontece em todo o Brasil, ocorre na Quaresma, que começou nesta quarta-feira (13), com o lema. “ Eis-me aqui. Envia-me”.

A Campanha da Fraternidade de 2013, que retoma o tema Juventude, se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades; entendê-los e auxiliá-los neste contexto de profundo impacto cultural e de relações midiáticas; fazer-se solidária em seus sofrimentos e angústias, especialmente junto aos que mais sofrem com os desafios desta mudança de época e com a exclusão social.

De acordo com a Igreja católica, esta Campanha deseja, no contexto do Ano da Fé, mobilizar a Igreja e, o quanto possível, os segmentos da sociedade, a fim de se solidarizarem com estes jovens, favorecendo espaços, projetos e políticas públicas que possam auxiliá-los a organizarem a própria vida a partir de escolhas fundamentais e de uma construção sólida do projeto pessoal, a se compreenderem como força de transformação para os novos tempos, a desenvolverem seu potencial comunicativo pelas redes sociais em vista da ética e do bem de todos.

A Igreja matriz estava lotada e contou também com a presença do Prefeito Otomar Vivian, que explanou a importância da juventude na sociedade atual e do papel da Igreja neste contexto.

Data de publicação: 14/02/2013