Neste sábado, dia 02,  aconteceu em Caçapava do Sul, o Dia da Cidadania, onde um mutirão de limpeza em toda a cidade foi organizado pela Prefeitura, com o apoio das entidades de classe e industrias de calcário. O objetivo era a limpeza geral do perímetro urbano, conserto de ruas e recolhimento de lixo de pátio.

Desta forma, o serviço foi intenso durante todo o dia, mas devido a chuva que caiu em Caçapava durante toda a manhã e inicio da tarde, parte do trabalho, como o recolhimento do lixo de pátio, terá continuidade a partir de segunda-feira, dia 04, onde a secretaria de obras formará três turmas para terminar somente este serviço. O Secretário Ilson Tondo está informando as pessoas que depositaram o lixo na frente de suas casas, que o trabalho proseguirá na segunda-feira de manhã.

Em algumas escolas municipais, tais como, Dr. Alfredo Duarte e Nossa Sra. das Graças, o trabalho realizado incluiu pinturas de salas, reformas de bancos e murais, recolhimento de lixo e plantiu de flores. A Praça em frente a Igreja Matriz, foi revitalizada por estudantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unipampa, e ficarão responsável pela manutenção e preservação da praça.

Já o patrolamento e consertos de ruas também terá continuidade no perímetro urbano da cidade  a partir da próxima semana. Segundo Tondo, a cidade é grande e nem as 36 máquinas que estavam trabalhando durante todo o dia conseguiram atingir todas as localidades, ficando pontos para serem consertados durante a semana.  “ Alguns bairros receberam uma força tarefa maior devido a urgência das demandas, mas por outro lado algumas localidades receberam poucas cargas de rejeito, com isso, o serviço será retomado na próxima semana para deixar todas as comunidades  limpas e em condições de trafegabilidade”, disse Tondo.
O Secretário informou também, que após este trabalho emergencial na cidade de limpeza e conserto, será feito um roteiro por cada região da cidade, para atender as principais demandas, deslocando todo o maquinário para o bairro e depois que o serviço terminar deslocar toda a força tarefa para a próxima região.Dentre as 36 máquinas presentes, estavam caminhões, retroescavadeiras, patrolas, tratores e roçadeiras.
O Prefeito Otomar Vivian avaliou como positivo o Dia da Cidadania, onde as pessoas se integraram neste pensamento de união em prol de Caçapava, por isso, que este tipo de mutirão é valido e deve continuar.

Data de publicação: 02/02/2013